quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CAPS-Garcia aponta desafios de ensino, extensão e pesquisa

A UFBA inaugurou sexta-feira dia  12/09/2008 o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Garcia, na Rua Leovigildo Filgueiras. Trata-se de um serviço docente-assistencial que vai atender à comunidade do Garcia, Canela, Graça, Federação e região do Distrito Sanitário Brotas-Rio Vermelho. Também estará formando alunos e professores da UFBA para melhor atender à comunidade baiana no Sistema Único de Saúde (SUS). O CAPS é uma iniciativa conjunta do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/UFBA), secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
O novo órgão acompanhará as diretrizes do Ministério da Saúde de cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais em liberdade, preferencialmente em serviços territoriais, oferecendo um cuidado
psiquiátrico e psicossocial de excelência, ensino articulado à prática, e, pesquisas rigorosas que ajudem a superar o atraso que a saúde mental vive na Bahia. A estratégia proposta pelos CAPS busca o tratamento baseado em seu meio comunitário, aumentando as possibilidades dos pacientes se reconhecerem como sujeitos e cidadãos inseridos na comunidade e usando seus potenciais de superação das dificuldades inerentes à doença e ao estigma que a acompanha.
O trabalho será desenvolvido por equipe multiprofissional capacitada para tratar de forma intensiva e com recursos científicos e tecnológicos disponíveis, utilizando também os recursos da comunidade e a participação efetiva das famílias, visando à reabilitação psicossocial dos seus usuários. De acordo com a professora Ana Maria Pita, “a aguda percepção que precisamos reformar uma assistência psiquiátrica centrada na exclusão e cronificação dos sujeitos e, simultaneamente, formar pessoas para o cuidado na comunidade” animam os parceiros dessa iniciativa.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More